Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estudo Coalizão

Um em cada quatro pacientes intubados por Covid morre por sequelas após alta hospitalar

Um em cada quatro pacientes intubados por Covid morre por sequelas após alta hospitalar
Dados são de resultados preliminares do estudo Coalizão, conduzido por hospitais brasileiros e institutos de pesquisa brasileiros (Foto: Diego Vara)

Ouça este conteúdo

Segundo dados preliminares do estudo Coalizão, conduzido por seis dos principais hospitais brasileiros e dois institutos de pesquisa, em média 25% dos pacientes graves de Covid-19 que precisaram ser intubados morrem no período de seis meses após a alta hospitalar. Os resultados preliminares do estudo foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.

"O problema não acaba quando o paciente sai do hospital. Temos agora um contingente absurdo de pessoas com sequelas de uma doença aguda que antes não tínhamos na sociedade. Falta de ar, por exemplo, é super comum, mesmo em casos que não eram graves", afirmou Alexandre Biasi, diretor de pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e membro da Coalizão Covid-19 Brasil ao jornal.

Os primeiros resultados do estudo envolveram 1.006 pacientes. A idade média dos participantes é de 52 anos, e o tempo médio de hospitalização foi de nove dias. As instituições que formam o grupo Coalização são os hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e os institutos Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.