O presidente Jair Bolsonaro é considerado o principal culpado pela lentidão na vacinação contra a Covid-19 por 52% dos brasileiros, segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada neste domingo (14). Os governadores foram considerados culpados por 19%. Apenas 4% acham que o atraso na vacinação se deve aos prefeitos. Uma parcela de 26% das pessoas diz não saber de quem é a culpa.
O levantamento Exame/Ideia também questionou a opinião dos brasileiros sobre a adoção de medidas mais restritivas para combater o coronavírus. O lockdown foi apoiado por 53% dos brasileiros. Os contrários foram 22%. Outros 19% disseram não ser nem a favor nem contra.
A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisa Idea, sob encomenda da revista Exame. Foram ouvidas 1.200 pessoas entre 8 e 10 de março. A pesquisa tem uma margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95% – o que significa que, se a pesquisa for realizada 100 vezes com a mesma metodologia, em 95 os resultados vão estar dentro da margem de erro.