O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (12), que “agora vamos ver o que é corrupção”, em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele dizia que era uma pessoa honesta combatendo a corrupção. Nós vamos ver o que é corrupção agora com a turma dele”, disse Lula, durante o lançamento do Programa Escola Integral, em Fortaleza.
No evento, o presidente ainda mencionou que Bolsonaro "está em casa com o rabinho preso", por conta das investigações que miram o ex-presidente e seus aliados. O comentário foi feito no dia em que o militar Marcelo da Silva Vieira, ex-chefe do Gabinete de Documentação Histórica da Presidência da República foi alvo de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) no caso das joias sauditas.
As medidas tomadas pelo ex-presidente durante a pandemia da COVID-19, também foram criticadas por Lula, que atribui a Bolsonaro a “responsabilidade pela morte de mais de 700 mil pessoas”. “Ele vai saber o quanto foi ruim para ele mentir para o Governo. Até o cartão de vacina ele falsificou”, disse o petista.
No período eleitoral do ano passado, Lula reconheceu a corrupção durante o seu governo. Ele foi alvo de dois processos em que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro – nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia –, as sentenças foram anuladas por questões processuais e não em razão de uma revisão sobre a ocorrência ou não dos pagamentos de propina e tentativas de ocultar a vantagem indevida.