Ouça este conteúdo
A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por possível prática de crime de destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, previsto no artigo 305 do Código Penal.
A ministra atendeu a um pedido feito pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do PT no Senado, após uma entrevista onde Valdemar afirmou ter recebido várias propostas semelhantes à minuta de decreto encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, com sugestões para impedir a posse do presidente eleito Lula (PT). “Tive o cuidado de triturar”, afirmou o presidente do PL na ocasião.
No pedido, a ministra do STF determina ainda a realização de diligência pela Polícia Federal para que seja tomado depoimento de Valdemar Costa Neto. “Sendo assim, dê-se vista dos autos, pelo prazo regimental, ao Senhor Procurador-Geral da República, Dr. Augusto Aras, a quem cabe a formação da opinio delicti nos feitos criminais de competência desta Suprema Corte”, determina Weber na petição publicada na noite de segunda-feira (30).