Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Supremo Tribunal Federal

Zanin articula com a oposição para angariar votos necessários para vaga no STF

Cristiano Zanin
Com 47 anos, Cristiano Zanin pode ser ministro do STF até atingir os 75 anos se for aprovado pelo Senado em sabatina. (Foto: David Fernandez/EFE)

Ouça este conteúdo

Oficialmente indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin já está em busca dos votos necessários para ter sua candidatura aprovada pelo Senado Federal. O indicado precisa angariar ao menos 41 votos entre os 81 senadores.

Zanin, porém, pretende obter 49 ou mais votos — a mesma quantidade que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) conseguiu em sua eleição para presidir a casa. Apesar da meta ambiciosa, o número representa a quantidade de aliados que Lula tem no senado. A princípio, ele precisa focar na maior quantidade de presenças na casa no dia da votação, para que tenha sua aprovação chancelada sem precisar recorrer à oposição.

Caso precise contar com o apoio de bolsonaristas, o advogado já tem articulado conversas com o “outro lado”. Antes mesmo de ter sua indicação oficializada, Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN) do Rio Grande do Norte, já disseram que estão dispostos a votar a favor do advogado em conversas anteriores. Além disso, Zanin tem contado com o apoio de ministros como oAdvogado-Geral da União, Jorge Messias, dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, e do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para conversar com senadores da oposição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.