
Uma campanha do Burger King nas redes sociais, neste sábado (4), faz menção ao veto do presidente Jair Bolsonaro a uma propaganda do Banco do Brasil que pregava a diversidade. A ação da rede de fast-food repercutiu na internet e motivou uma manifestação do próprio presidente.
Em sua conta no Twitter, Bolsonaro negou que tenha sido censura o veto à propaganda do banco voltada ao público jovem com atores que representavam a diversidade racial e sexual.
Sem citar o comercial do Burger King, o presidente repetiu que empresas públicas não têm a mesma "liberdade para promover valores e ideologias que bem entendem" como as companhias privadas.
A rede de fast-food enumerou como requisitos aos candidatos ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. "Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso."
Com isso, a hashtag #BoicoteBurgerKing entrou nos temas mais comentados do Twitter no Brasil.
No entanto, grande parte dos usuários usou a hashtag para apoiar a campanha feita pela marca e criticar o governo.
A propaganda do Banco do Brasil estava no ar desde início de abril e foi suspensa no último dia 14 depois que o presidente assistiu o filme. No comercial, os atores são quase todos jovens, há mulheres e homens negros, alguns tatuados e de cabelo colorido. Eles tiram selfie e dançam sob narração de uma mulher com sotaque nordestino.
Depois do episódio, o governo decidiu que empresas estatais deveriam submeter previamente à avaliação da Secom (Secretaria de Comunicação Social) campanhas publicitárias de natureza mercadológica. Horas depois, recuou.
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