O caça Gripen E Brasileiro realizou o primeiro voo bem sucedido. O trajeto inaugural foi feito, nesta segunda-feira (26), na cidade de Linköping, na Suécia, onde fica o aeródromo da Saab, empresa responsável por desenvolver o caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com a Embraer.
Durante 65 minutos, o piloto de testes da empresa, Richard Ljungberg, conduziu o caça. Foram realizados testes de manobras e qualidade de voo para analisar o comportamento da aeronave em diferentes altitudes e situações.
O piloto que comandou o teste declarou que a aeronave se comportou exatamente como nos ensaios em simuladores, de acordo com a assessoria da Saab. A Força Aérea Brasileira deverá chamar o caça de F-39, com matrícula FAB 41000.
O modelo é desenvolvidos por engenheiros da Saab e da empresa brasileira Embraer. O Gripen foi escolhido, em dezembro 2013, durante o governo Dilma Rousseff, para substituir o modelo francês Mirage 2000 como caça da FAB. A aeronave sueca desbancou aviões americanas e francesas durante o processo de licitação. O contrato foi fechado no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 16,3 bilhões).
Confira a decolagem do primeiro voo do caça brasileiro:
Polêmica com Lula
A polêmica escolha do caça sueco da Saab rendeu um processo penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que corre na Justiça Federal de Brasília.
Em 2013, o governo Dilma Rousseff (PT) fechou a compra de 36 unidades do Gripen para reequipar a Força Aérea Brasileira. O jato da Saab venceu na concorrência internacional os caças Rafale (França) e F-18 (EUA). Mas a compra virou alvo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal na Operação Zelotes.
Lula é acusado de tráfico de influência para que o governo escolhesse os caças Gripen. O ex-presidente também é acusado, nesse caso, de ter intermediado o pagamento de R$ 2,5 milhões de propina para um de seus filhos, Luis Cláudio Lula da Silva.
Em setembro de 2018, o ex-ministro petista Antonio Palocci afirmou, em depoimento à força-tarefa da Operação Greenfield, que Lula agiu "diretamente" em pedido de propina relacionado à compra dos caças suecos. O ex-presidente é réu pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF