Cada dia sem adotar medida de distanciamento social aumenta em 2,4 dias o surto de Covid-19. A conclusão é de uma nova pesquisa, conduzida pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. O estudo, que será publicado no periódico científico Emerging Infectious Diseases, está sendo avaliado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
ESTATÍSTICA: veja os números da Covid-19
A conclusão dos pesquisadores surge de uma análise de como o surto se desenvolveu em 58 cidades da China, primeiro epicentro do novo coronavírus. Analisando a data em que as medidas de distanciamento foram adotadas e a em que o surto foi controlado, os cientistas projetaram que esperar uma semana para adotar medidas de distanciamento exigirá posteriormente mais 17 dias para controlar os surtos.
Para os pesquisadores, o cálculo vale para quem está na primeira onda da Covid-19 – como é o caso do Brasil – e para quem está enfrentando o ressurgimento do vírus.
“Cada dia economiza tempo e esforço, evita que as pessoas se infectem e provavelmente salva vidas”, diz em comunicado Lauren Ancel Meyers, professora de Biologia e uma das condutoras do estudo. “Isso pe especialmente importante se pensarmos sobre as próximas semanas e meses”, afirma.
O estudo, no entanto, não determina quais medidas de distanciamento social são mais eficientes.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF