O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), disparou contra o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (União-PE), nesta terça (12) por supostas ameaças ao mandatário eleito do partido, Antônio Rueda, e pela suspeita de ligação com o incêndio que atingiu a casa de praia dele em Pernambuco, na noite de segunda (11).
A crítica de Caiado a Bivar foi feita pouco depois da defesa de Rueda apontar a suspeita de que o incêndio na residência dele foi criminoso por questões político-partidárias. Bivar e Rueda disputam o poder do União Brasil e vêm se enfrentando desde antes da convenção que elegeu o segundo para o comando do partido, há duas semanas.
“O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido”, disparou Caiado.
Um pouco mais cedo, o governador goiano afirmou que o incêndio à casa de Rueda foi provocado por Bivar, que negou a acusação e chamou a suspeita de “ilação”.
Entre as ameaças está a registrada em um vídeo anexado ao processo em que o mandatário do partido diz que "peço a Deus que cuide dos meus amigos, dos meus inimigos cuido eu [...] uma traição covarde, inominável, e com desfaçatez da família", o que foi entendido como uma ameaça. Rueda é vice-presidente do partido, mas disputou a presidência no mês passado concorrendo com Bivar.
Caiado afirmou, ainda, que o União Brasil fará uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o crime seja investigado, e que “também vamos pedir a cassação do mandato de Luciano Bivar”.
“Falei com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB-PE), que me informou que toda a polícia do estado está dedicada em esclarecer o caso. Nenhum crime ou ameaça ficará impune”, emendou. Lyra não se pronunciou sobre o incêndio.
Ronaldo Caiado é um dos políticos de maior destaque no União Brasil e se aliou a Rueda pelo comando do partido, que tem Bivar como atual mandatário. A eleição, no entanto, o desagradou pelo racha interno na sigla desfavorável a ele. Bivar chegou a cancelar a convenção, que foi realizada mesmo assim no último dia 29.
Ao jornal O Globo, Bivar chamou Caiado de “pigmeu moral” e afirmou, após uma cerimônia no Palácio do Planalto, que a eleição vencida por Rueda foi “um negócio absolutamente arranjado”.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF