Com o fim de ano se aproximando, chega uma das horas mais esperadas pelo trabalhador brasileiro: o pagamento do 13º salário. Mas, devido a pandemia do coronavírus, o governo brasileiro aprovou a MP 936/2020, da redução da jornada de trabalho, e isso pode afetar o bônus de fim de ano.
Entenda o que está em jogo para o cálculo do 13º em 2020:
Valor do 13º salário poderá sofrer alterações este ano?
A redução salarial gera dúvidas de como será feito o cálculo do 13º. A questão se encontra em uma espécie de limbo jurídico, já que existem diferentes entendimentos.
Alguns juristas argumentam que o bônus de fim de ano será calculado com base nos valores recebidos ao longo dos meses, logo, haveria uma redução proporcional para quem foi submetido à medida provisória.
Do outro lado, no entanto, há quem defenda que o pagamento seja feito integralmente. Um dos principais argumentos dos especialistas que defendem isso é de que não houve redução salarial de fato, já que a CLT proíbe. O que houve foi uma adequação temporária e condicional do contrato.
VEJA TAMBÉM:
Outro ponto levantado é da situação atual das empresas. A redução ocorreu quando as empresas estavam sem fluxo de caixa no período mais extremo da pandemia e que agora, essa não é mais a realidade das empresas.
O governo ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto e não deu nenhuma orientação para as empresas até o momento.
Ainda assim, o que muitos juristas indicam como apropriado é o pagamento integral do 13º salário, que é visto como uma posição mais segura e juridicamO cálculo do ente sustentável.
Sugestão: o que faz e quanto ganha um vereador?