Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medidas de segurança

Câmara aprova instalação de “botão de pânico” para combater violência em escolas

Câmara aprova instalação de “botão de pânico” para combater violência em escolas
Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê instalação de "botão do pânico", câmeras e treinamento de funcionários em escolas. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que determina diretrizes para prevenir e combater a violência nas escolas. Entre as medidas, está a instalação de um “botão de pânico” para acionar as forças de segurança. A proposta será encaminhada para análise do Senado.

O projeto de lei 5671/23 foi apresentado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL) e relatado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF). O texto estipula que, no mínimo, de 2% dos recursos empenhados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) devem ser reservados às medidas de segurança de escolas.

Estados e municípios que queiram receber esses recursos deverão contar com programas de proteção e segurança escolar e implantar planos de prevenção e combate à violência nas escolas, informou a Agência Câmara.

Segundo o projeto, os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada devem implementar, no mínimo, as seguintes medidas de segurança:

  • Instalação de “botão do pânico” para acionamento das forças de segurança;
  • Instalação de câmeras de vigilância;
  • Treinamento de pessoal; e
  • Planos de prevenção e de combate à violência em âmbito escolar.

“É fundamental que os poderes públicos atuem com firmeza para prevenir tragédias em escolas públicas e privadas e que os estudantes e profissionais da educação tenham segurança para desempenhar normalmente suas atividades”, disse Fraga.

O projeto também determina que os estados deverão criar uma área específica para prevenir a violência no âmbito escolar, inclusive no ciberespaço, no âmbito dos órgãos de inteligência de segurança pública.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.