Ouça este conteúdo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Funk, no dia 12 de julho. A proposta foi apresentada por Alexandre Padilha, quando era deputado, no ano de 2021.
De acordo com o ex-deputado e atual ministro das relações institucionais do governo Lula, “a criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades, onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece a população uma possibilidade de lazer”.
“Hoje, o funk é uma das expressões artísticas periféricas mais fortes do país e o maior movimento cultural do planeta em termos de números, gerando milhões em receita para as produtoras e artistas, perdendo somente para o sertanejo, mas ocupando o topo do podium em número de visualizações nas plataformas digitais”, diz o parlamentar na justificativa.
A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e segue para análise no Senado, a menos que seja apresentado algum recurso para que seja analisado pelo plenário da Câmara.