Em 1.º de fevereiro, os 513 deputados federais vão escolher o novo presidente da Câmara. Nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Casa, de secretários e suplentes desses cargos. A apuração dos votos começa pelo cargo de presidente da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta, isto é, 257 votos. Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno.
Tem algum favorito na disputa entre Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG)? Dê seu voto!
Os partidos que declararam apoio a Baleia Rossi, candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), somam 278 dos 513 deputados. São 10 legendas que apoiam o emedebista: MDB, PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.
Já Arthur Lira – o candidato do presidente Jair Bolsonaro e do Centrão – é apoiado formalmente por PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota. Em tese, ele conta com 195 votos. Fábio Ramalho corre por fora, pois o voto é individual, não por bancadas.
O PSL, que inicialmente apoiaria Baleia Rossi, mas que já estava rachado, agora diz que vai com Arthur Lira.
Quem é Arthur Lira?
O deputado Arthur Lira (PP-AL) é apontado como o candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. E há uma razão para a escolha do presidente: Lira é líder do Centrão, o principal bloco de sustentação política de Bolsonaro na Casa.
Lira costuma ter uma atuação parlamentar bem ao estilo “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Por isso é comparado constantemente ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), condenado pela operação Lava Jato e que hoje cumpre prisão domiciliar.
Por sinal, Lira também enfrenta problemas com a Justiça: é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como pertencimento em associação criminosa, corrupção passiva e ativa.
>> Leia aqui o perfil de Arthur Lira na íntegra
Quem é Baleia Rossi?
Eleito presidente do MDB em 2020 e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992. Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro – que ocorreu meses antes de Ulysses morrer em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ) – é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia.
>> Leia aqui o perfil de Baleia Rossi na íntegra
Quem é Fábio Ramalho?
Fábio Ramalho (MDB-MG) está em seu quarto mandato como deputado federal. Teve como principal destaque no Legislativo o período em que foi vice-presidente da Câmara, entre 2017 e 2019, durante o segundo mandato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa.
Na ocasião, ganhou apoio dos deputados quando, em fevereiro de 2018, contestou fala do procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, que pedia operações de busca e apreensão no Congresso Nacional.
>> Leia aqui o perfil de Fábio Ramalho na íntegra
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF