Ouça este conteúdo
O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA) assumiu nesta quarta-feira (14) o maior bloco de partidos do parlamento. Ele é apontado como o favorito para suceder o presidente Arthur Lira (PP-AL) no próximo ano.
O grupo - também conhecido como “blocão” - reúne 161 deputados e 8 partidos: União Brasil, PP, PSDB/Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD.
Ao assumir a liderança do “blocão”, Elmar Nascimento ressaltou que a sua liderança no União contribui para liderar o bloco. “Com partidos diversificados, mas unidos por um objetivo comum: o bem do Brasil. É isso que nos une”, afirmou.
Elmar também declarou que pretende manter uma "postura de negociador” para criar consensos em torno de pautas relevantes que a Câmara terá que votar neste semestre. Entre essas pautas prioritária, ele cita a regulamentação da Reforma Tributária e o PL 1.725 de 2024, que cria o programa Acredita, destinado a instituir linhas de crédito para baixa renda e pequenos empreendedores.
“A convergência de ideias e o entendimento mútuo serão nossos pilares para avançar nas discussões e aprovações necessárias. Juntos vamos contribuir para construir um futuro melhor para todos os brasileiros, respeitando as diferenças e valorizando o diálogo”, declarou.
A sucessão de Lira vem sendo debatida pelos bastidores da Câmara dos Deputados, apesar dele não confirmar o seu apoio publicamente. As discussões sobre a disputa do cargo devem se intensificar a partir de setembro. Porém, a Gazeta do Povo apurou que "todos sabem da preferência" pelo seu aliado Elmar Nascimento.
Perfil de Elmar
Natural de Campo Formoso (BA), Elmar Nascimento é formado em direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Tem pós-graduação em direito eleitoral pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.
Já atuou em cargos eletivos em sua cidade natal, na esfera estadual e federal. Sua trajetória política teve início em 1996, quando foi eleito vereador em Campo Formoso, e depois reeleito em 2000. No ano de 2002, foi eleito deputado estadual, posição que ocupou por três mandatos consecutivos.
A partir de 2014, conseguiu ser eleito para a Câmara dos Deputados, onde segue por três mandatos consecutivos. Atualmente, segue como líder do União Brasil e já foi presidente da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.