O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA) assumiu nesta quarta-feira (14) o maior bloco de partidos do parlamento. Ele é apontado como o favorito para suceder o presidente Arthur Lira (PP-AL) no próximo ano.
O grupo - também conhecido como “blocão” - reúne 161 deputados e 8 partidos: União Brasil, PP, PSDB/Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD.
Ao assumir a liderança do “blocão”, Elmar Nascimento ressaltou que a sua liderança no União contribui para liderar o bloco. “Com partidos diversificados, mas unidos por um objetivo comum: o bem do Brasil. É isso que nos une”, afirmou.
Elmar também declarou que pretende manter uma "postura de negociador” para criar consensos em torno de pautas relevantes que a Câmara terá que votar neste semestre. Entre essas pautas prioritária, ele cita a regulamentação da Reforma Tributária e o PL 1.725 de 2024, que cria o programa Acredita, destinado a instituir linhas de crédito para baixa renda e pequenos empreendedores.
“A convergência de ideias e o entendimento mútuo serão nossos pilares para avançar nas discussões e aprovações necessárias. Juntos vamos contribuir para construir um futuro melhor para todos os brasileiros, respeitando as diferenças e valorizando o diálogo”, declarou.
A sucessão de Lira vem sendo debatida pelos bastidores da Câmara dos Deputados, apesar dele não confirmar o seu apoio publicamente. As discussões sobre a disputa do cargo devem se intensificar a partir de setembro. Porém, a Gazeta do Povo apurou que "todos sabem da preferência" pelo seu aliado Elmar Nascimento.
Perfil de Elmar
Natural de Campo Formoso (BA), Elmar Nascimento é formado em direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Tem pós-graduação em direito eleitoral pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.
Já atuou em cargos eletivos em sua cidade natal, na esfera estadual e federal. Sua trajetória política teve início em 1996, quando foi eleito vereador em Campo Formoso, e depois reeleito em 2000. No ano de 2002, foi eleito deputado estadual, posição que ocupou por três mandatos consecutivos.
A partir de 2014, conseguiu ser eleito para a Câmara dos Deputados, onde segue por três mandatos consecutivos. Atualmente, segue como líder do União Brasil e já foi presidente da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF