Aproximadamente 1.200 candidatos eleitos (1.199) em 2024 foram retirados da lista de beneficiários do Bolsa Família e do Auxílio Gás. De acordo com o governo federal, o pagamento fica suspenso a partir deste mês, janeiro de 2025.
Além disso, famílias de candidatos eleitos nas eleições 2024 que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) não poderão solicitar o acesso ao Bolsa Família. A vedação de acesso aos programas sociais vale durante o período dos mandatos.
Essas regras foram publicadas em uma instrução normativa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).
De acordo com o balanço do governo, dos 1.199 candidatos eleitos em 2024 que recebiam o Bolsa Família, 592 são Nordeste, 300 do Sudeste, 167 do Norte, 82 do Sul e 58 do Centro-Oeste.
Ao se extrair o mesmo número por estado, as unidades da federação com mais cancelamentos foram Minas Gerais (229), Bahia (156), Maranhão (94), Paraíba (80) e Piauí (79).
Fux e Trump personificam a esperança de reviravolta no julgamento de Bolsonaro
Por que o governo federal vai construir um aeroporto internacional no quintal de Tarcísio
Detenção, deportação: como Trump está combatendo o radicalismo anti-Israel nas universidades dos EUA
Fux libera caso da cabeleireira Débora para julgamento no STF