O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) usou as redes sociais neste domingo (4) para criticar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por não apoiar o candidato do seu partido, também de seu pai e ex-presidente Jair Bolsonaro, para a Prefeitura de Belo Horizonte. Zema declarou apoio ao deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), também apoiado pelo ex-prefeito da capital mineira Alexandre Kalil (Republicanos).
Zema e Kalil têm histórico de rivalidade e foram adversários nas últimas eleições para o governo estadual em 2022. Zema venceu o então candidato do PSD, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro apoiou a reeleição do governador no segundo turno. Em um vídeo postado no X (antigo Twitter), Carlos, também chamado de 02, sublinhou que “contra o candidato de Bolsonaro, Zema se une a Kalil para derrubar Bruno Engler”. Zema e Kalil estiveram juntos na manhã do sábado (3) para lançar a candidatura de Tramonte à Prefeitura de Belo Horizonte. No evento, os dois se cumprimentaram e ficaram na mesma mesa.
O Republicanos era o partido de Carlos até março deste ano, quando se transferiu para o PL. Outro fato curioso é que, em entrevista na última segunda-feira (29) à CNN Brasil, o governador de Minas Gerais defendeu que Jair Bolsonaro como candidato natural da direita nas eleições presidenciais em 2026. Para Zema, o “ideal seria” que o ex-presidente, hoje inelegível, representasse o campo político na disputa.
“Veremos todos aqueles 'liberais' exaltados e espumando pelos cantos da boca ou só quando o sistema determina? Nada do ocorrido é novidade para ninguém de bom senso, apenas entendamos a cada dia que há os 'permitos' e o porquê e não sou eu que digo”, escreveu Carlos Bolsonaro na postagem do vídeo.
"Querem apenas, juntos, censurar a internet para que o teatro volte a ser como antes sem que você possa formar uma opinião diferente das que eles impõem. Aqueles caras que falavam há anos que teriam que ter apoio dos eleitores do Bozo se descolando do Bozo todos os dias fazendo escola. Contra toda essa raça, também em Belo Horizonte, desejo boa sorte a Bruno Engler", completou. Esta não foi a primeira vez que o vereador carioca cobra posicionamentos de Zema em favor do ex-presidente, a quem o governador apoiou no segundo turno de 2022.
Apesar de dividir o palanque com Zema, Kalil manteve as críticas ao governador. "Não sou inimigo, sou adversário do governador e não mudo minha opinião sobre o governo dele", disse o ex-prefeito de Belo Horizonte em entrevista à rádio Bandnews FM na quarta-feira (31).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF