Ouça este conteúdo
Em um breve pronunciamento transmitido em cadeia nacional neste sábado (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a importância do voto e convidou os eleitores das cidades brasileiras onde haverá segundo turno a comparecerem nos locais de votação. Carmén Lúcia chamou o voto de “maior gesto da vida democrática”, reforçou a confiança no sistema eletrônico de votação e agradeceu o apoio de mesários, funcionários da Justiça eleitoral e as forças de segurança do país.
Chamando a Justiça Eleitoral de “Justiça da Democracia”, Cármen Lúcia agradeceu os eleitores que participaram do primeiro turno e pediu para que os eleitores das 51 cidades com segundo turno compareçam às urnas neste domingo. No primeiro turno das eleições municipais, o índice médio de abstenção de voto chegou a 21,71%, segundo maior da história, só menor do que o registrado em 2020, em plena pandemia de Covid, quando as abstenções chegaram a 23,15%.
A ministra disse que a participação dos eleitores é “fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo” e que “o voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”.
Ela agradeceu o trabalho dos juízes e mesários e também das forças de segurança, “que ajudam a que todos possam votar em paz”, e garantiu que as urnas eletrônicas “seguras e auditáveis” estão preparadas para receber os votos dos eleitores. “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, reforçou Cármen Lúcia.