Em um breve pronunciamento transmitido em cadeia nacional neste sábado (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a importância do voto e convidou os eleitores das cidades brasileiras onde haverá segundo turno a comparecerem nos locais de votação. Carmén Lúcia chamou o voto de “maior gesto da vida democrática”, reforçou a confiança no sistema eletrônico de votação e agradeceu o apoio de mesários, funcionários da Justiça eleitoral e as forças de segurança do país.
Chamando a Justiça Eleitoral de “Justiça da Democracia”, Cármen Lúcia agradeceu os eleitores que participaram do primeiro turno e pediu para que os eleitores das 51 cidades com segundo turno compareçam às urnas neste domingo. No primeiro turno das eleições municipais, o índice médio de abstenção de voto chegou a 21,71%, segundo maior da história, só menor do que o registrado em 2020, em plena pandemia de Covid, quando as abstenções chegaram a 23,15%.
A ministra disse que a participação dos eleitores é “fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo” e que “o voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”.
Ela agradeceu o trabalho dos juízes e mesários e também das forças de segurança, “que ajudam a que todos possam votar em paz”, e garantiu que as urnas eletrônicas “seguras e auditáveis” estão preparadas para receber os votos dos eleitores. “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, reforçou Cármen Lúcia.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF