A ministra Cármen Lúcia, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou que os servidores da Corte passaram o mês de julho fazendo testes e auditorias nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano – foco dos trabalhos do tribunal neste segundo semestre.
O anúncio foi feito durante a sessão de reabertura do TSE na manhã desta quinta (1º), após o recesso do Poder Judiciário. O Supremo Tribunal Federal (STF), do qual ela também faz parte, retoma os trabalhos à tarde.
A ministra afirmou que o TSE já realizou e vem realizando “todas as providências e testes de campo que são necessários em todos os estados brasileiros para que a gente tenha neste período, que é agora de ultimação das medidas que são necessárias de serem adotadas para que tenhamos uma eleição democrática, segura, com urnas auditadas, com segurança absoluta para os eleitores exercerem livremente o seu direito de voto”.
Ela ainda pontuou que esse é um trabalho “para que a gente tenha este pleito eleitoral como mais um que o Brasil demonstra ser modelo para as democracias de todo o mundo”.
Cármen Lúcia afirmou que esta retomada dos trabalhos do TSE ocorre a 65 dias das eleições municipais e que os julgamentos da Corte neste segundo semestre “serão feitos considerando este momento”. É ela quem estará a frente do TSE nas eleições municipais brasileiras deste ano.
A declaração sobre a auditoria nas urnas foi um recado direto ao ditador venezuelano Nicolás Maduro que questionou, na semana passada, a lisura das urnas eletrônicas brasileiras – não teriam auditoria, disse defendendo as da Venezuela, que supostamente passariam por 16 verificações.
A fala de Maduro fez com que Cármen Lúcia cancelasse a viagem de dois técnicos do TSE para acompanharem a votação venezuelana no último domingo (28), que tem fortes indícios de fraude.
As eleições municipais brasileiras deste ano serão realizadas nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião