Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi corrigido
A deputada federal Caroline de Toni (PL-RS) rebateu nesta sexta-feira (21) a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele sugeriu que parte do "atraso" no desenvolvimento do Nordeste tem a ver com o pensamento da "elite conservadora do Sul".
"Lula, lave sua boca antes de falar da nossa Região! Hoje, no Piauí, Lula culpou a "elite sulista" pela falta de desenvolvimento do Nordeste. Todo o rancor pelo sul é externado em mais uma de suas falas infelizes, que beira à xenofobia. E só demonstra sua "dor de cotovelo", escreveu a deputada na rede X.
Carol de Toni atribuiu a declaração de Lula ao fato que a região Sul votou, majoritariamente, no ex-presidente Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022.
"O povo sulista, trabalhador e resiliente, contribui significativamente para o país - Santa Catarina, por exemplo, arrecadou R$ 71 bilhões em 2022 e recebeu apenas R$ 11,6 bilhões de volta. Mesmo assim, seguimos firmes na produção de riquezas para o Brasil", complementou.
Ao cumprir agenda no Piauí, nesta sexta-feira (21), o petista disse que a elite que governou o Nordeste seguia a mesma mentalidade da elite do Sul e não se preocupava com o desenvolvimento da região, mantendo a população nordestina em condições desfavoráveis para assegurar votos nas eleições.
“Porque um dos atrasos do Nordeste, você pode ter certeza, é que muita gente da elite que governou o Nordeste pensava como a elite do Sul do país e estava pouco se lixando para fazer o desenvolvimento dos seus Estados porque vivia bem”, declarou.
VEJA TAMBÉM:
- Lula nega “discurso radical” após eleição, mas já falou em “extirpar” opositores e f* Moro
- Lula diz estar “feliz” com atuação de ministro indiciado pela PF no governo
- Lula erra ao omitir que se vacinou contra a dengue em rede privada de saúde, afirmam especialistas
- Falas como “bebês monstros” e “Brasil mereceu 7×1” mostram o Lula que o governo quer esconder
Inicialmente a matéria foi publicada com erro na transcrição da fala do presidente Lula. O conteúdo foi atualizado com a devida correção.
Corrigido em 22/06/2024 às 14:38