Antes de deixar a Casa Branca, o presidente Joe Biden vem ao Brasil para participar da cúpula do G20, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (7), pela porta-voz do democrata, Karine Jean-Pierre. A viagem será a primeira de Biden ao Brasil como presidente dos Estados Unidos.
O Brasil preside o grupo neste ano e sedia, entre os dias 18 e 19 de novembro, a Cúpula de Líderes do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. O encontro do final do mês tem sido a aposta da política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o petista ter acumulado falhas neste terceiro mandato.
A presença de Biden no encontro vinha sedo especulada nas últimas semanas, mas só foi confirmada nesta quinta. Karine Jean-Pierre confirmou a presença do líder democrata durante briefing que fez à imprensa. A conversa com jornalistas foi marcada para falar sobre a transição de governo após a derrota de Kamala Harris, candidata de Biden e vice-presidente dos EUA, na disputa contra o republicano Donald Trump pelo comando da Casa Branca.
Antes da viagem ao Brasil, Biden também participa da Cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). O grupo reúne 21 países da Ásia, América e Oceania, entre eles o Japão, China, Estados Unidos e Hong Kong. Neste ano, quem sedia o encontro de líderes do bloco é o Peru, nos dias 14 e 15 de novembro. O Brasil, apesar de não ser um dos membros, também foi convidado para o encontro. Mas o presidente Lula declinou do convite na última semana, sob a justificativa de focar na Cúpula do G20.
Biden estará em Manaus
Além do Rio Janeiro, Biden também estará em Manaus (AM) e deve conhecer a floresta amazônica. Segundo o comunicado da Casa Branca, ele quer "dialogar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham na preservação e proteção do ecossistema, marcando a primeira visita de um presidente dos EUA à região".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião