- O que explica a perda de espaço político dos católicos para os evangélicos no Brasil
*) Já faz tempo que se fala na importância dos evangélicos na vida política nacional. Não à toa, a chamada bancada evangélica é uma das mais atuantes no Congresso Nacional.
Ao mesmo tempo, você lembra, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, dedicou uma de suas duas indicações de ministros do STF ao “terrivelmente evangélico” André Mendonça, cumprindo o que havia prometido a esse eleitorado.
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em 2020, apontou que 31% dos brasileiros são evangélicos. É uma proporção menor em relação aos católicos, cerca de 50% da população.
Mas por que, então, discute-se menos a importância do eleitorado católico? Aliás, você sabia que também existe a “bancada católica” no Congresso? Por que praticamente não se ouve falar dela no noticiário?
Esse episódio do 15 Minutos analisa esse tema: os diferentes pesos de católicos e evangélicos na vida política do Brasil. O convidado é o Jônatas Dias Lima, editor de Ideias, aqui da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF