A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nesta quinta-feira (12) a indicação da esposa do ministro Camilo Santana (Educação), Onélia Santana, para assumir uma vaga vitalícia no Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). O nome dela ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Assembleia, o que pode ocorrer ainda nesta sexta (13).
O cargo vitalício no TCE-CE tem remuneração mensal de R$ 39.717,69. A assessoria de Camilo Santana não quis se pronunciar sobre a indicação.
Na sabatina da CCJ, realizada de forma restrita à imprensa e sem transmissão, Onélia falou sobre as suas expectativas para atuação na Corte de Contas e assumiu o compromisso de "trabalhar arduamente para prevenir o desperdício e garantir que os recursos públicos realmente atendam às necessidades da população”. Em votação secreta, Onélia foi aprovada com o placar de 7 a 2.
Deputados estaduais da oposição, como Carmelo Neto (PL) e o Sargento Reginauro (União), criticaram a restrição dada à sabatina. "Hoje, o nome da esposa de mais um ministro de Lula foi aprovado por uma CCJ para um tribunal de contas, claro, com o meu voto contrário. Quero registrar que o nosso mandato vai solictar que a gravação da sessão de sabatina seja publicada, em sua integralidade, nos canais de comunicação da Alece. O povo merece respeito", escreveu Carmelo na rede X.
O relator da indicação, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), disse que ela cumpre todos os requisitos necessários para o cargo e o nome dela significa um marco na equidade de gênero no TCE-CE. "Pela primeira vez na história do Ceará, teremos três mulheres no Tribunal de Contas. Parabéns a esta Casa, que está demonstrando maturidade política, independente de qualquer questão de colaboração partidária", concluiu.
Perfil de Onélia
Onélia é psicopedagoga de formação e trabalha atualmente como secretária estadual de Proteção Social, desde abril de 2022. Se a indicação for aprovada, ela será a quinta esposa de ministro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ocupar uma vaga em tribunais de contas no país:
O tribunal cearense é composto por sete conselheiros, e os candidatos devem ter entre 35 e 65 anos, além de experiência comprovada em áreas como direito, contabilidade, economia, finanças ou administração. Também é necessário comprovar ao menos 10 anos de atuação em funções públicas ou profissionais relacionadas a essas áreas.
Onélia, que tem 42 anos, é formada em Letras, possui MBA em Administração Pública e doutorado em Ciências da Saúde. Desde abril de 2022, atua como secretária estadual de Proteção Social do Ceará, liderando políticas de assistência social no estado.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF