Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara dos Deputados

Pimenta falta e CCJ adia sessão sobre investigação de “fake news” no RS

Reunião com Paulo Pimenta na CCJ é adiada
Reunião com Paulo Pimenta na CCJ é adiada. Ministro foi chamado para falar sobre perseguição a opositores por "fake news" sobre o RS. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Paulo Pimenta, recém nomeado ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não compareceu à sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (28), alegando compromissos de Estado. Ele havia sido convidado para prestar esclarecimentos sobre a investigação da Polícia Federal (PF) a respeito da disseminação do que o ministro classifica como "notícias falsas" durante a tragédia das enchentes no estado.

Diante da ausência de Pimenta e da resistência dos governistas em pautar uma convocação, a oposição no colegiado concordou com o adiamento do convite. O autor do pedido, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), também aceitou o acordo. A expectativa é de que Pimenta compareça à CCJ em 11 de junho.

A oposição quer esclarecer os pedidos de investigação de Pimenta, enviados ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, contra pessoas que criticaram o governo durante a tragédia no RS. Um requerimento de convocação do ministro Paulo Pimenta, enquanto ele ainda estava a frente da Secretária de Comunicação, já havia sido transformado em convite em reunião realizada em 14 de maio.

Em suas redes sociais, Pimenta publicou vídeo recebendo ministros no RS.

“Com o ministro [da Integração] Waldez Góes, vim até a Base Aérea de Canoas para receber a ministra [da Saúde] Nísia Trindade e o ministro [das Cidades] Jader Filho. Hoje também teremos a presença dos ministros [de Minas e Energia] Alexandre Silveira, [da Agricultura] Carlos Fávaro, [do Desenvolvimento] Wellington Dias e [da Secretaria-Geral] Márcio Macedo em nosso estado. Em nome do presidente Lula, faremos anúncios importantes para ajudar todos os gaúchos atingidos pelas enchentes”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.