O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tentando participar da disputa entre China e Índia pela liderança dos países em desenvolvimento, chamados de Sul Global. Mas suas declarações desastrosas em foros internacionais têm colocado o Brasil numa posição de coadjuvante e elevado o risco do país ser colocado no grupo de párias internacionais ao lado de Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Nesse contexto, quais são os maiores riscos para o Brasil: se tornar um vassalo da China? Apoiar o imperialismo russo e ser sancionado pelos Estados Unidos? Ou deixar de bajular Vladimir Putin e perder o acesso a fertilizantes e diesel?
Esse é o tema do Assunto Capital: Geopolítica desta quarta-feira (13). Participarão do debate o analista militar Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, coronel da reserva e mestre em Geopolítica pela Universidade Nacional de Defesa de Pequim, o major da reserva Nelson Ricardo Fernandes Silva, mestre em gestão de riscos pela Universidade de Manchester e os jornalistas da Gazeta do Povo - Luis Kawaguti, editor de política e ex-correspondente na Guerra na Ucrânia, e Carinne Souza, que cobre Relações Internacionais no governo Lula.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF