Deputados opositores no Congresso remanejaram R$ 4 milhões em emendas impositivas da bancada de SP para ajudar prefeituras.| Foto: Sebastião Moreira/EFE
Ouça este conteúdo

As fortes chuvas que vitimaram 48 pessoas no litoral Norte de São Paulo, neste fim de semana, uniram parlamentares de situação e oposição no Congresso para destinar recursos de emendas de bancada às prefeituras atingidas.

CARREGANDO :)

Ao todo, serão R$ 4 milhões em emendas impositivas que serão redirecionadas para ajudar nos trabalhos de buscas, reconstrução e auxílio aos moradores principalmente das cidades de São Sebastião e Ubatuba, as mais atingidas.

Em uma postagem nas redes sociais, o líder da bancada paulista na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), disse que o remanejamento dos recursos é um “gesto de união e solidariedade” para “socorrer as famílias dos municípios atingidos”. A bancada é formada por parlamentares como Eduardo Bolsonaro, Ricardo Salles e Carla Zambelli, do PL, e Tabata Amaral (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL).

Publicidade

“Cientes da urgência que a calamidade demanda, redirecionamos parte do orçamento de bancada para socorrer as famílias afetadas pelas fortes chuvas no Litoral Paulista”, disse Bolsonaro nas redes sociais. A fala é semelhante à de Salles, que emendou dizendo que “a execução desses recursos fica a cargo das prefeituras. Vamos acompanhar”.

Já Tabata Amaral foi além e afirmou que “não é momento de divergências políticas, e sim de trabalho e união para ajudar aqueles que mais precisam”. A deputada também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos nas cidades de São Paulo, Campinas, Indaiatuba, entre outras, para as vítimas dos temporais no litoral paulista.

Ação semelhante à de Carla Zambelli, que usou as redes sociais para pedir a doação de cestas básicas e cobertores às famílias, além da arrecadação de fundos.

Buscas por desaparecidos continuam

Até a manhã desta quarta (22), a Defesa Civil do estado de São Paulo contabilizava 38 pessoas desaparecidas por conta das chuvas do fim de semana. Os trabalhos de buscas foram retomados logo cedo com a melhora do tempo.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), as buscas estão concentradas em áreas onde “as pessoas relatam um odor diferente”. Até o momento, há 48 vítimas dos temporais, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba.

Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde informa, ainda, que 28 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas até o momento no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, 10 estão em estado grave e 18 estáveis. Um navio da Marina com hospital de campanha está a caminho de São Sebastião para auxiliar no atendimento aos afetados pelas chuvas, e deve ancorar no porto da cidade na quinta (23).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]