As fortes chuvas que vitimaram 48 pessoas no litoral Norte de São Paulo, neste fim de semana, uniram parlamentares de situação e oposição no Congresso para destinar recursos de emendas de bancada às prefeituras atingidas.
Ao todo, serão R$ 4 milhões em emendas impositivas que serão redirecionadas para ajudar nos trabalhos de buscas, reconstrução e auxílio aos moradores principalmente das cidades de São Sebastião e Ubatuba, as mais atingidas.
Em uma postagem nas redes sociais, o líder da bancada paulista na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), disse que o remanejamento dos recursos é um “gesto de união e solidariedade” para “socorrer as famílias dos municípios atingidos”. A bancada é formada por parlamentares como Eduardo Bolsonaro, Ricardo Salles e Carla Zambelli, do PL, e Tabata Amaral (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL).
“Cientes da urgência que a calamidade demanda, redirecionamos parte do orçamento de bancada para socorrer as famílias afetadas pelas fortes chuvas no Litoral Paulista”, disse Bolsonaro nas redes sociais. A fala é semelhante à de Salles, que emendou dizendo que “a execução desses recursos fica a cargo das prefeituras. Vamos acompanhar”.
Já Tabata Amaral foi além e afirmou que “não é momento de divergências políticas, e sim de trabalho e união para ajudar aqueles que mais precisam”. A deputada também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos nas cidades de São Paulo, Campinas, Indaiatuba, entre outras, para as vítimas dos temporais no litoral paulista.
Ação semelhante à de Carla Zambelli, que usou as redes sociais para pedir a doação de cestas básicas e cobertores às famílias, além da arrecadação de fundos.
Buscas por desaparecidos continuam
Até a manhã desta quarta (22), a Defesa Civil do estado de São Paulo contabilizava 38 pessoas desaparecidas por conta das chuvas do fim de semana. Os trabalhos de buscas foram retomados logo cedo com a melhora do tempo.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), as buscas estão concentradas em áreas onde “as pessoas relatam um odor diferente”. Até o momento, há 48 vítimas dos temporais, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba.
A Secretaria de Estado da Saúde informa, ainda, que 28 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas até o momento no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, 10 estão em estado grave e 18 estáveis. Um navio da Marina com hospital de campanha está a caminho de São Sebastião para auxiliar no atendimento aos afetados pelas chuvas, e deve ancorar no porto da cidade na quinta (23).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF