Um homem de 57 anos morador do município de Caraá (RS) é a 14ª vítima do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última sexta (15). Ainda há outras três pessoas desaparecidas, sendo uma na região Norte no estado gaúcho e outras duas no litoral catarinense.
O fenômeno provocou estragos em pelo menos 41 cidades do Rio Grande do Sul, deixando 3,7 mil pessoas desabrigadas e cerca de 700 desalojadas. Segundo a Defesa Civil, as mortes foram registradas também em Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Bom Princípio e São Sebastião do Caí.
As regiões mais atingidas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul foram a serra e o litoral Norte. De acordo com o governo do estado, a infraestrutura viária comprometida está sendo avaliada e recebendo intervenções emergenciais, assim como as escolas prejudicadas.
Um gabinete de crise foi montado para coordenar as ações de resgate de pessoas e recuperação das edificações afetadas pelo fenômeno. “Vamos apoiar as pessoas que precisam remobiliar suas casas e também aquelas que perderam suas casas e vão precisar de novas moradias”, disse o governador Eduardo Leite (PSDB) durante uma reunião do secretariado na tarde desta segunda (19).
Ainda segundo Leite, os pequenos produtores rurais que perderam a produção por conta das chuvas também serão auxiliados por políticas estratégicas de crédito facilitado. A Assembleia Legislativa do RS encaminhou ao governo R$ 2 milhões referentes ao duodécimo para ser utilizado nas contenção de danos no estado.
Já em Santa Catarina, os fortes ventos e chuvas provocaram ressacas no litoral que fizeram um barco pesqueiro com oito pessoas virar no mar. Dois trabalhadores ainda não foram localizados.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF