O ex-ministro da Casa Civil e presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta segunda (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode deixar de lado a disputa ao Palácio do Planalto em 2026.
“Eu nem sei se ele [Bolsonaro] vai ser candidato. Até acho que ele talvez nem seja candidato, pelo que eu converso muito com ele. Mas, você tirar esse direito extracampo, não será bom para a democracia brasileira”, disse em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Nogueira afirmou também que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é atualmente “a mulher mais forte” eleitoralmente no país, mas que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem mais força para disputar a sucessão presidencial.
“O Tarcísio, por exemplo, se ele [Bolsonaro] não puder ser candidato, é mais forte do que ela. Me perdoe dizer isso. Política é fila. A dona Michelle é a única pessoa do país que se elege senadora nos 27 Estados da federação. Tem fila, o Tarcísio é mais forte do que a Michelle, como o Bolsonaro é mais forte do que o Tarcísio”, declarou.
O ex-ministro da Casa Civil afirmou, ainda, que ele é “mais leal, mais fiel” ao ex-presidente do que os próprios filhos de Biolsonaro, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Ciro Nogueira também saiu em defesa do ex-presidente na investigação sobre a reunião realizada com embaixadores em julho de 2022, em que colocou em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, afirmando que uma eventual condenação poderia torná-lo "imbatível" na tarefa de eleger aliados. “Se o Bolsonaro já elegeu a quantidade de pessoas que já elegeu, imagina injustiçado por conta de uma reunião com embaixadores", disse o senador.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião