Candidato para substituir Jair Bolsonaro na sucessão presidencial de 2026 pode ser Tarcísio de Freitas, diz Ciro Nogueira.| Foto: Pedro França/Agência Senado
Ouça este conteúdo

O ex-ministro da Casa Civil e presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta segunda (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode deixar de lado a disputa ao Palácio do Planalto em 2026.

CARREGANDO :)

“Eu nem sei se ele [Bolsonaro] vai ser candidato. Até acho que ele talvez nem seja candidato, pelo que eu converso muito com ele. Mas, você tirar esse direito extracampo, não será bom para a democracia brasileira”, disse em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Nogueira afirmou também que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é atualmente “a mulher mais forte” eleitoralmente no país, mas que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem mais força para disputar a sucessão presidencial.

Publicidade

“O Tarcísio, por exemplo, se ele [Bolsonaro] não puder ser candidato, é mais forte do que ela. Me perdoe dizer isso. Política é fila. A dona Michelle é a única pessoa do país que se elege senadora nos 27 Estados da federação. Tem fila, o Tarcísio é mais forte do que a Michelle, como o Bolsonaro é mais forte do que o Tarcísio”, declarou.

O ex-ministro da Casa Civil afirmou, ainda, que ele é “mais leal, mais fiel” ao ex-presidente do que os próprios filhos de Biolsonaro, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Ciro Nogueira também saiu em defesa do ex-presidente na investigação sobre a reunião realizada com embaixadores em julho de 2022, em que colocou em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, afirmando que uma eventual condenação poderia torná-lo "imbatível" na tarefa de eleger aliados. “Se o Bolsonaro já elegeu a quantidade de pessoas que já elegeu, imagina injustiçado por conta de uma reunião com embaixadores", disse o senador.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]