Ouça este conteúdo
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou nesta quinta-feira (6) que a direita só tem apenas o "Plano A" para a disputa presidencial nas eleições de 2026. Ele reafirmou o posicionamento da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, será o candidato da direita.
"Dona Michelle ensinou. A Direita só tem o plano A: Jair Bolsonaro", escreveu o parlamentar pela rede X.
Nogueira ainda reforçou que "até a esquerda nunca deixou de apoiar Lula presidente, mesmo preso". "É o mínimo a fazer com nosso Capitão Jair Bolsonaro, “honesto, patriota”. Bolsonaro presidente. Lealdade ao nosso Líder e ao Brasil", completou.
Na última terça-feira (4), Michelle disse ao PlenoNews desconfiar de “antecipações exageradas relativas às eleições de 2026” que colocam o seu nome como preferencial entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o seu marido está “mais ativo do que nunca”. Ela também disse acreditar que Bolsonaro “será o nosso próximo presidente”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível por oito anos, em junho do ano passado, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido à reunião de embaixadores realizada no Planalto. A segunda ação em que Bolsonaro foi punido por questões eleitorais foi por abuso de poder político e econômico nas comemorações do 7 de Setembro de 2022.
A defesa de Bolsonaro tenta recorrer da inelegibilidade no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, os recursos não estão surgindo efeito e o último foi rejeitado pelo ministro Alexandre de Moraes no final de maio.
Alguns especialistas apontam que a saída para Bolsonaro se tornar elegível seria insistir em embargos no TSE ou aguardar a aprovação de algum dos projetos de anistia que tramitam no Senado ou na Câmara dos Deputados.
VEJA TAMBÉM:
- Com Cármen Lúcia, TSE vai reforçar papel de “chefatura de controle” das eleições
- Bolsonaro desmente Pablo Marçal e reafirma apoio a Ricardo Nunes
- “Jair Bolsonaro está ativo e será o nosso próximo presidente”, diz Michelle
- Datafolha: 28% dos eleitores de São Paulo se consideram de direita; 21% de esquerda