O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que espera um “grande presidente” para suceder Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 assim como Juscelino Kubitschek sucedeu Getúlio Vargas em 1956, e apontou para os governadores Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR) como potenciais para isso.
A afirmação foi feita nesta terça (14) durante um evento do grupo empresarial Lide, em Nova York, que reuniu empresários e políticos brasileiros. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não compareceram e enviaram vídeos justificando a ausência.
Nogueira falava após o ex-presidente Michel Temer (MDB) dar uma declaração em que atacou a oposição – não especificamente a atual, mas “de muito tempo atrás” –, e disse que a segunda gestão de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954, não soube dialogar com a população.
“Estamos repetindo um fato histórico do que aconteceu no passado. Comparo o que está acontecendo no Brasil com o retorno de Getúlio Vargas à presidência. Ele tinha sido um grande presidente que implementou diversas reformas no nosso país. Mas, quando voltou, voltou fora da sua época. Não conseguia mais se comunicar com a população”, afirmou comparando ao retorno de Lula à presidência em 2022 para o terceiro governo.
Pouco depois, Ciro Nogueira citou alguns nomes presentes no evento, apontando para os governadores goiano e paranaense, que foram aplaudidos. No entanto, Caiado e Ratinho Jr. não comentaram a afirmação do senador.
Ciro Nogueira também criticou a diplomacia de Lula sobre as guerras da Rússia contra a Ucrânia e de Israel contra o Hamas, dizendo que é inadmissível que o presidente se coloque a favor do país invasor e do grupo terrorista em vez das vítimas.
“Neste momento internacional deveríamos estar ocupando um espaço que a guerra da Ucrânia deixou. Mas nossa diplomacia tem cometido erros enormes. Ficar ao lado do invasor e não do invadido, enaltecer um grupo terrorista ao invés de Israel. Isso tem nos prejudicado no campo internacional”, completou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião