Ouça este conteúdo
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) recebe, na tarde desta quinta-feira (03), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para dar início ao processo de transição entre os governos. Alckmin será o coordenador da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será recebido por Nogueira, no Palácio do Planalto, às 14h de quinta-feira, depois de o ministro ter declarado, na última terça-feira (1º), logo após o pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL), que estava autorizado pelo presidente a iniciar a transição.
Além de Alckmin, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann e o coordenador do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante, também devem participar do encontro. A equipe de transição poderá ter até 50 membros e caberá à Casa Civil fornecer espaço, estrutura e nomear os cargos especiais para o trabalho de transição. A expectativa é que, após a reunião desta quinta-feira, ao menos parte da equipe de Alckmin já se instale no Centro Cultural Banco do Brasil, onde ficará o gabinete de transição.
Antes de receber Alckmin, Ciro Nogueira terá outra reunião para tratar da transição de governo. Ele encontra-se, às 9h, com o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para tratar do comitê especial criado pela corte de contas para acompanhar a passagem de governo de Bolsonaro para Lula.
Alckmin também terá um primeiro compromisso acerca de finanças antes da primeira reunião da transição. Ele visitará, às 10h30, o relator-geral do Orçamento no Congresso Nacional, senador Marcelo Castro (MDB-PI). O novo governo quer tomar conhecimento da situação orçamentária para 2023 e da margem que terá de remanejamento para já começar a atender algumas promessas de campanha.