A defesa do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anule o relatório da Polícia Federal, que indiciou o mandatário.
Nesta terça-feira (30), a PF indiciou Castro por suspeita de corrupção passiva e peculato por suposta ligação com um esquema de desvios de recursos de programas do governo em mandatos anteriores.
Os advogados acusam a PF de “abuso de autoridade” e afirmaram que a investigação teve “viés arbitrário e político”. O pedido foi encaminhado ao ministro Raul Araújo, relator do caso, na terça.
A defesa do governador argumentou que o delegado teria descumprido Instrução Normativa da própria PF que estabelece que investigados só podem ser indiciados depois de terem a chance de ser interrogados. Segundo a petição, Castro nunca foi convidado ou intimado a depor.
“Não bastasse, o D. Delegado de Polícia Federal parece-nos desconhecer não somente os princípios básicos expressos em nossa Constituição e que garantem o direito de defesa amplo aos investigados, mas também as próprias Orientações e Instruções Normativas da Polícia Federal”, disseram os advogados.
A defesa de Castro solicitou a cópia do relatório final e acesso à íntegra dos autos para evitar novas “surpresas” por parte da Polícia Federal; a anulação do indiciamento; a designação de outro delegado no caso para realizar o depoimento do governador; e a investigação do suposto “vazamento” do inquérito.
“Nos parece que os vazamentos são armas abusivas para conclamar o mal dizer às Autoridades investigativas, uma vez que criam verdadeira pressão sobre aqueles que irão julgar o caso e a opinião pública num modo geral”, afirmaram os advogados.
A investigação da PF que levou à operação apontou irregularidades na execução dos projetos assistenciais entre os anos de 2017 e 2020. O inquérito tramita em sigilo.
A petição foi assinada pelos advogados Daniel Leon Bialski, Bruno Garcia Borragine, Luís Felipe D’Alóia, Bruna Luppi L. Moraes e André Mendonça Bialski.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF