#199 - A cloroquina não é a única: são vários os ensaios clínicos contra o novo coronavírus em teste no Brasil atualmente; e a preocupação de Moro com a soltura de presos durante a pandemia
***1) Não é só a cloroquina que está em teste no tratamento para tratamento contra o coronavírus no Brasil. Várias universidades e hospitais brasileiros têm realizado estudos em busca de alternativas contra a Covid-19. A ideia é chegar tão logo a uma substância, ou combinação de substâncias, eficazes e seguras que possam ajudar no tratamento contra a doença decorrente do contágio pelo novo vírus. Segundo o ministério, estima-se que mais de cinco mil pacientes infectados – de quadros leves a graves – estejam participando desses testes. Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de Saúde da Gazeta do Povo, Adriano Justino, comenta quais são esses ensaios clínicos e fala também sobre os cuidados que o Ministério da Saúde têm tido ao estabelecer a cloroquina como medicamento indicado ao tratamento da Covid-19.
***2) O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) calcula que 25,2 mil presos foram soltos das penitenciárias brasileiras beneficiados por decisões judiciais que levam em conta a pandemia do novo coronavírus. A medida é criticada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, mas tem respaldo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. A editora de República, Kelli Kadanus, explica o assunto.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.