Ex-presidente da República (1990-1992) e atual senador pelo Pros-AL, Fernando Collor de Mello fez alertas ao presidente Jair Bolsonaro neste sábado, ao relembrar o próprio processo de impeachment.
“Eu incorri no mesmo erro que o atual presidente está incorrendo, a falta de base parlamentar”, afirmou em entrevista à CNN Brasil. “Eu não dei a devida atenção à construção de uma base sólida no Congresso para me garantir a governabilidade e a sustentação no poder”, disse.
Naquele momento, lembrou Collor, tomou um “ato extremo”: se amparar em apoio popular convocando uma marcha em verde-amarelo em um final de semana. Mas as pessoas “saíram às ruas de preto”, recordou o ex-presidente.
Dicas de Collor a Bolsonaro
O senador recomendou que Bolsonaro “faça política pelos canais institucionais, que são os partidos políticos” e evite o “toma lá dá cá” que, nas palavras de Collor, são entendimentos que “não são realizados à luz do dia”.
“Esses encontros fora da agenda levam a um desgaste desnecessário”, afirmou, referindo-se ao meio como Bolsonaro vem se aproximando do chamado centrão para garantir a maioria no Parlamento. Para Collor, isso é essencial inclusive para que o presidente consiga melhor diálogo com governadores e prefeitos.
Apesar das dicas de Collor a Bolsonaro, o senador avalia que o momento não é adequado para que o Congresso acate um processo de impeachment: "Temos um inimigo em comum, o coronavírus". Nesse sentido, ele fez ainda outra recomendação ao atual presidente:
"É necessária a união, a começar pelo presidente com governadores e prefeitos, parando com essa rusga e intriga, e partindo para um plano de ação conjunto". E ainda fez outro pedido: "[O presidente] está se distanciado da realidade. Está indo contrariamente à ciência, e à academia. Contra a maioria da população", avaliou.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF