O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, defendeu nesta quinta-feira (3) a compra de um novo avião presidencial. Há dois dias, a aeronave que transportava o presidente Lula (PT) enfrentou um pane após a decolagem no México.
“Pessoalmente eu defendo [a compra de uma nova aeronave]. Esse avião completa 20 anos em 5 de janeiro. O avião é muito seguro, mas além disso ele tem autonomia que nos atende em parte”, disse Damasceno a jornalistas.
“Acho que um país como o nosso, uma potência mundial, entre as dez maiores economia do mundo, deve ter um avião maior, que tenha mais autonomia e mais espaço para levar o mandatário do país”, acrescentou.
A aeronave presidencial VC-1, do modelo Airbus A319, apresentou problemas técnicos e passou mais de 4 horas voando em círculos para gastar combustível e aterrissar novamente no Aeroporto Internacional Felipe Angeles, na Cidade do México, em segurança.
Segundo o comandante da Aeronáutica, a medida foi necessária porque o avião não tem o sistema de alijamento para fazer o despejo de combustível. “A opção foi fazer a espera, como prevê o checklist da aeronave. Eu estava em contato com a tripulação na cabine, fizeram tudo nos conformes… Eu não tive nenhuma preocupação”, disse Damasceno.
Comandante diz que FAB investiga possíveis causas da pane
Questionado sobre as possíveis causas do problema técnico, Damasceno afirmou que, até o momento, não há indícios de que houve uma colisão de pássaros ou desligamento da turbina. Ele destacou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), investiga o caso.
“Não houve [nenhum momento de desligamento de turbina e motor]. Nada, nada. Como qualquer incidente, fazemos a investigação, está previsto isso. Não temos indicação de ingestão de pássaros”, disse.
“Mas pode ser, sempre que há uma vibração no motor causa uma trepidação na estrutura, é indicação de desprendimento de uma peça, ingestão de pássaro. Quero o mais rápido possível ter um relatório preliminar para saber”, frisou o comandante.
Damasceno destacou a experiência e a competência dos pilotos da tripulação durante a pane. Ele informou que o motor do avião poderá ser trocado para retornar ao Brasil nos próximos dias.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF