A Comissão de Direito Digital do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (14) um requerimento para a realização de audiência pública com o objetivo de “discutir a ética nas relações entre o poder público e as redes sociais em especial o Poder Judiciário”. O pedido foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Na justificativa, Girão cita a reportagem feita pela Folha de São Paulo sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que revelou o uso de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões contra parlamentares e jornalistas no inquérito das fake news.
“Este inquérito, polêmico desde sua abertura em março de 2019, tem sido utilizado pelo ministro para tomar decisões de ofício, sem a participação do Ministério Público ou da Polícia Federal, o que já gerou diversas controvérsias jurídicas e políticas”, justificou o senador cearense.
Segundo o parlamentar, “as mensagens vazadas, que revelam a comunicação informal entre o gabinete de Moraes no STF e o setor de combate à desinformação do TSE, são elementos que devem ser analisados quanto à sua autenticidade e legalidade”.
Girão reforça que os esclarecimentos sobre as provas apresentadas são de “extrema importância” na comissão.
Ainda não há data definida para audiência e nem a confirmação dos possíveis convidados.
“A violação de direitos individuais se utilizando de meios digitais como se assemelha ter acontecido no presente caso, fere diretamente as questões éticas, a regulamentação e controle tão necessários aos meios de comunicação”, explica.
Entre os convidados para audiência, além do ministro Alexandre de Moraes, constam os nomes de Airton Vieira, juiz instrutor do STJ; Eduardo Tagliaferro, perito criminal; Rodrigo Constantino, jornalista; e Paulo Figueiredo, economista e ex-comentarista da Jovem Pan.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião