Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Senado

Comissão aprova entrada da Bolívia no Mercosul por unanimidade

Comissão de Relações Exteriores
Após aprovação na Comissão de Relações Exteriores, adesão da Bolívia ao Mercosul ainda precisa passar pelo plenário do Senado. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, na manhã desta quinta (23), a entrada da Bolívia no Mercosul. Foram 17 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção.

O relator Chico Rodrigues (PSB-RR) defendeu a adesão do país ao bloco por, entre outros motivos, “otimizar o comércio e a cooperação” de uma nação que faz mais de três mil quilômetros de fronteira com o Brasil e que tem um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 41 bilhões.

“O país é, ademais, parte das bacias andina, amazônica e platina, e possui significativas reservas de gás e de lítio, bem como de outros minerais de elevado valor estratégico”, reforçou o senador no relatório. Para ele, a entrada da Bolívia no Mercosul vai permitir, ainda, a abertura ou ampliação do mercado para as empresas brasileiras “com a possibilidade de uso de energia mais barata”.

A entrada do país no Mercosul, que já é um membro-associado, é um pleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a aprovação foi comemorada pelo ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

Ele escreveu pouco depois, nas redes sociais, que a adesão é “mais um passo pela integração regional construída ao longo das últimas décadas e pelo fortalecimento do Mercosul”.

Apesar da aprovação na comissão, a entrada do país no bloco econômico ainda precisa ser aprovada em plenário, e também pelos parlamentos dos outros três países integrantes do Mercosul: a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.