A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou dois pedidos para que o dono do X (ex-Twitter), o bilionário Elon Musk, seja convidado para uma audiência pública sobre o escândalo do “Twitter Files Brazil”, no qual Musk tem denunciando a pressão de políticos, personalidades e parte do judiciário brasileiro por censura a perfis da rede social não alinhados à esquerda.
Um dos requerimentos foi proposto pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e o outro pedido partiu do deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL). Os convites foram aprovados na sessão da Comissão desta terça-feira (23).
O escândalo ganhou repercussão a partir da revelação de documentos que mostram como a plataforma reagiu a pedidos de censura feitos, principalmente, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 2022.
Os documentos foram citados em uma reportagem do jornalista Michael Shellenberger, em colaboração com a Gazeta do Povo, no início do mês. Os jornalistas que colaboraram com a reportagem já foram ouvidos em audiências no Congresso, ocasião em que defenderam a liberdade de expressão e explicaram o passo a passo da investigação.
Em reação às denúncias de Musk, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito contra o bilionário. No despacho, Moraes também pediu a inclusão de Musk como investigado em outro inquérito já existente, o polêmico inquérito das milícias digitais.
Musk vai participar de uma audiência na Câmara dos Estados Unidos no dia 8 de maio de 2024 para falar sobre os Twitter Files. Deputados brasileiros devem viajar a Washington para acompanhar.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF