A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4) o projeto de lei que cria regras para a recuperação da nacionalidade por brasileiros natos que decidiram abdicar dela voluntariamente. O PL 6017/23 segue para análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.
Conforme o texto aprovado, o pedido de readmissão à nacionalidade brasileira deverá ser enviado ao órgão responsável no Executivo, indicando o ato de perda da cidadania. Caso aprovado, o cidadão brasileiro nato voltará a ter direitos exclusivos, incluindo a possibilidade de ocupar cargos públicos como presidente ou vice-presidente, oficial das Forças Armadas, diplomata de carreira, entre outros, segundo informações da Agência Câmara.
De acordo com a Constituição Federal, a perda de nacionalidade de um cidadão brasileiro ocorre em dois cenários específicos: por solicitação expressa do próprio cidadão ou por determinação judicial, nos casos em que o indivíduo tenha praticado ações contrárias aos interesses do país ou cometido fraude relacionada à naturalização.
Com a Emenda Constitucional 131, aprovada em 2023, o texto da Constituição foi atualizado para remover a perda automática de nacionalidade para brasileiros que adquirem outra cidadania.
O projeto, proposto pelo ex-deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), hoje suplente, propõe modificações na Lei de Migração para incluir os recentes ajustes realizados pela Emenda 131. Para ele, a "renúncia da nacionalidade não impede o interessado de readquiri-la".
Para o relator relator da medida, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), esse ajuste legal reforçou uma "visão mais inclusiva e moderna sobre a cidadania".
O próximo passo do projeto é a análise pela CCJ, que dará a palavra final sobre a constitucionalidade da proposta na Câmara dos Deputados.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF