Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que pede ao Ministério da Educação “esclarecimentos sobre a situação orçamentária da Universidade Federal Fluminense (UFF)”.
De autoria do presidente da Comissão, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), e do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), o requerimento cita um vídeo em que alunos da UFF ligados ao Diretório Acadêmico denunciam a falta de repasse de recursos à universidade por parte do governo federal.
“Aprovamos um requerimento que solicita ao Ministério da Educação esclarecimentos sobre a situação orçamentária da UFF. Conforme denunciado por alunos em vídeo, a faculdade possui um déficit de R$ 7 milhões em seu orçamento, além do bloqueio de R$ 8 milhões de verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que estão dificultando a continuidade de diversos serviços. Aguardaremos com atenção as respostas do Ministério”, disse Nikolas em publicação na rede social X, nesta quarta-feira (27).
No vídeo a que se refere o requerimento, os alunos reclamam da falta de alimentação por conta da paralisação do Restaurante Universitário (RU) e declaram apoio à greve dos servidores da instituição.
Os servidores reivindicam reajuste salarial, recomposição orçamentária e reestruturação do Plano de Carreira, todos negados, até o momento, pelo governo Lula.
Na sexta-feira (22), o setor das Instituições Federais de Ensino (Ife) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou indicativo de greve em universidades federais, institutos e centros federais (Cefets) a partir do dia 15 de abril.
Segundo os sindicalistas, a greve é uma consequência da “falta de avanço nas tentativas de negociação com o governo sobre as pautas centrais da categoria”.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF