Ouça este conteúdo
Está em andamento na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal uma audiência secreta sobre a fuga do presídio federal de Mossoró (RN) empreendida por dois integrantes do Comando Vermelho (CV).
A audiência foi requerida pelo senador Sergio Moro (União-PR) e iniciou por volta das 11 horas desta terça-feira (27).
“É a primeira vez que isso acontece no sistema penitenciário federal. As penitenciárias federais sempre foram uma referência: sem fuga, sem rebelião, sem celular, e têm sido utilizadas desde 2006 para isolamento das lideranças do crime organizado e outros presos perigosos. Fomos agora surpreendidos por esse evento e não podemos ficar alheios a esse debate sobre os presídios federais”, disse Moro em entrevista à Rádio Senado.
Os fugitivos Rogério da Silva Mendonça, o Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, o Deisinho, continuam foragidos desde que escaparam da unidade de segurança máxima no dia 14 de fevereiro.
De acordo com o Senado, a audiência ainda está em andamento e conta com a presença dos senadores Sergio Moro (União-PR), Marcos do Val (Podemos-ES), Alessandro Vieira (MDB-SE), Leila Barros (PDT-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Carlos Viana (Podemos-MG), Sérgio Petecão (PSD-AC), Margareth Buzetti (PSD-MT), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Angelo Coronel (PSD-BA), Jaques Wagner (PT-BA), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Damares Alves (Republicanos-DF).
Também foram convidados para a audiência o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André de Albuquerque Garcia; o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona; e o diretor de Inteligência Penitenciária da Secretaria Nacional de Políticas Penais do MJSP, Sandro Abel Sousa Barradas.