A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) quatro convites ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para esclarecer audiência de secretários realizada no ministério com a “Dama do tráfico amazonense", mulher do líder do Comando Vermelho.
Os requerimentos de convocação a Dino, que foram transformados em convite - quando a autoridade não é obrigada a estar presente - foram apresentados pelos deputados Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Carlos Jordy (PL-RJ), Adriana Ventura (NOVO-SP), Gilson Marques (NOVO-SC) e Marcel van Hattem (NOVO-RS).
Os parlamentares relataram as notícias que saíram sobre as reuniões da "dama do tráfico" com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino, e com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Os deputados do Novo criticaram a falta de transparência nas reuniões dos secretários da pasta com a Luciane Barbosa Farias, "esposa de líder do PCC e condenada em segunda instância por organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico".
"Essas notícias são estarrecedoras, pois revelam o grau de intimidade e promiscuidade que existe entre o primeiro escalão do governo Lula com líderes de facções criminosas que assombram a segurança pública da população nacional", escreveu Jordy.
Convites para o MEC e Desenvolvimento Agrário
A comissão também aprovou um convite ao ministro da Educação, Camilo Santana, para prestar esclarecimentos sobre a não destinação de nenhum dos R$801 milhões previstos no Orçamento de 2023 para o projeto de alfabetização. No pedido, o deputado Evair de Melo criticou a falta de investimento do governo petista no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em junho.
"A educação básica foi amplamente discutida por Lula durante a campanha eleitoral de 2022, sendo considerada uma prioridade em seu governo. Esperava-se um investimento de 1 bilhão de reais neste ano, com acréscimo de 2 bilhões até 2026. Contudo, esses valores não se materializaram, resultando em dificuldades para as instituições de ensino", escreveu o deputado Capixaba.
Também foi aprovado um convite ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para prestar esclarecimentos a respeito do Caderno de respostas às demandas apresentadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entregue no dia 16/10/2023 durante o evento de celebração do Dia Mundial da Alimentação e dos 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em Brasília (DF).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF