Os deputados federais decidem no próximo dia primeiro de fevereiro quem será o novo presidente da Câmara dos Deputados.
A escolha do sucessor de Rodrigo Maia é algo que vem mexendo bastante com os bastidores em Brasilia. Afinal, estamos falando de quem vai definir as pautas de votação pelos próximos dois anos.
Entenda como é a votação para presidente da Câmara.
Entenda como é a eleição para presidente da Câmara dos Deputados
Por ter esse poder de definir o que vai ou não ser votado ao longo do ano, a presidência da Câmara é considerada um cargo-chave dentro do poder Legislativo.
Por isso, a votação para escolher quem vai assumir o cargo tem regras muito parecidas com a eleição que todos participamos.
Por exemplo, o voto de cada deputado é secreto. Eles devem ir a uma urna e vão escolher, além do presidente da Câmara, o primeiro e segundo vice-presidente, além de quatro secretários e quatro suplentes.
Para que um candidato seja eleito, ele precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 dos 513 disponíveis. Caso ele não alcance, a disputa vai para segundo turno entre os dois mais votados.
Neste ano, dois nomes aparecem como favoritos. Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Bolsonaro e de partidos como PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota.
Do outro lado, Baleia Rossi (MDB-SP) é a indicação de Rodrigo Maia e é apoiado por PT, PSL, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.
Outros deputados também concorrem à vaga, como Fabio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG)