• Carregando...
confiança na polícia brasileira cai durante o governo Lula
Quando Lula (PT) assumiu a Presidência, 26% dos brasileiros confiavam muito no trabalho da polícia. Agora, apenas 17% confiam na polícia| Foto: André Borges/EFE.

A confiança dos brasileiros no trabalho da polícia brasileira caiu 9 pontos percentuais desde o início do governo Lula. A informação consta em uma pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta sexta-feira (2).

De acordo com o levantamento, em janeiro de 2023, quando Lula (PT) assumiu a Presidência do país pela terceira vez, 26% dos brasileiros confiavam muito no trabalho da polícia. Agora, apenas 17% dos entrevistados disseram “confiar muito” no trabalho da polícia brasileira.

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de julho de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram entrevistadas 2.500 pessoas em 202 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%.

A quantidade de pessoas que disseram “confiar pouco” na polícia também cresceu. Em janeiro de 2023, 48% dos entrevistados disseram confiar pouco no trabalho da polícia. No novo levantamento, esse índice subiu para 53%.

Segundo a pesquisa, “a soma dos que dizem “confiar pouco” ou “não confiar” no trabalho das forças de segurança do país é mais alta dentre a população de 45 a 59 anos (80%), os moradores da região Sul (79%) e os que cursaram o ensino superior (80%)”.

Já a taxa dos que afirmam “confiar muito” na polícia é mais alta entre os brasileiros que têm de 16 a 24 anos (27%) e os que cursaram o ensino fundamental (22%).

Já os que disseram “não confiar” no trabalho da política passou de 22%, em janeiro de 2023, para 19% em janeiro de 2024 e voltou a subir em julho deste ano, com 20% dos entrevistados afirmando que “não confiam”.

Quando perguntados sobre a confiança no trabalho da polícia militar dos seus estados, os entrevistados demonstraram mais confiança. Ao todo, 26% disseram “confiar muito” e 38%, “confiar mais ou menos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]