O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, virá ao Brasil na próxima segunda-feira (5) para se reunir com as equipes do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A informação foi confirmada à Agência EFE por um porta-voz da presidência dos Estados Unidos.
Os EUA reconheceram rapidamente o resultado das eleições brasileiras de 30 de outubro, que o presidente americano, Joe Biden, descreveu como “livres, justas e confiáveis”.
Um dia depois, em um telefonema para Lula, que tomará posse em janeiro, Biden elogiou “a força das instituições democráticas do Brasil”, e os dois se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros em desafios comuns, como o combate à crise climática e a promoção da democracia.
Sullivan viajou ao Brasil em agosto de 2021 para fortalecer a parceria estratégica bilateral, melhorar a estabilidade regional, avançar nas metas climáticas, colaborar com a infraestrutura digital e ajudar a forjar um caminho para a recuperação pós-pandemia de Covid-19.
A viagem foi a primeira de um representante da Casa Branca ao Brasil desde a posse de Biden, em janeiro de 2021.
Bolsonaro recebeu Sullivan em particular e, como fontes diplomáticas de ambos os países disseram à EFE na ocasião, tiveram uma “breve” reunião na qual foi reafirmada a importância da cooperação estratégica entre o Brasil e os EUA.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF