Ouça este conteúdo
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação do relatório do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), que pede o arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) por conta de suposta "rachadinha".
O presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União -BA), anunciou o adiamento após ler uma mensagem de Boulos informando que ele não chegaria a tempo da reunião desta terça-feira (28), por só ter conseguido vôo com destino à Brasília no final da tarde.
No dia 15 de maio, o deputado apresentou o relatório recomendando o arquivamento da representação preliminar, mas deputados do PL apresentaram pedido de vista e a votação foi adiada. Para Boulos, o episódio ocorreu antes do mandato, e que há precedentes no conselho pelo arquivamento, além de apontar a "ausência de justa causa". "Não há quebra de decoro parlamentar se não havia mandato à época. O Judiciário fará o seu trabalho", disse o deputado paulista.
O PL pede a cassação de Janones por causa de uma gravação que indica a existência da prática conhecida como “rachadinha” em seu gabinete. No áudio, divulgado pelo Metrópoles, o deputado aparece pedindo parte dos salários de assessores para pagar despesas de campanha durante uma reunião.
Em defesa própria, Janones negou a prática de rachadinha e disse que é vítima de perseguição política. Também alegou que os áudios foram tirados de contexto.