O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) empurrou e chutou Gabriel Costenaro, que é membro do MBL, na semana passada.| Foto: Reprodução/Redes sociais.
Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou ao Conselho de Ética o pedido de cassação apresentado pelo Novo contra o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). No último dia 16, Braga agrediu o ativista político e membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, a chutes e empurrões dentro do Congresso Nacional.

CARREGANDO :)

O pedido foi recebido pelo colegiado na tarde desta segunda-feira (22). O conselho comerá a analisar a representação do Novo na reunião marcada para esta quarta (24), quando o relator do caso deve ser escolhido. A movimentação é praxe em pedidos como esse, o processo contra o parlamentar ainda não foi instaurado oficialmente.

No documento, o Novo apontou que a ação de Braga na confusão representa quebra do decoro parlamentar. O deputado precisou ser contido pela Polícia Legislativa. Na ocasião, Costenaro teria provocado o parlamentar o chamando de "burro" e de "fraco".

Publicidade

O deputado afirmou, em entrevista ao portal UOL, que já tinha sido provocado pelo membro do MBL em outras ocasiões. "Não peço desculpas por nada que fiz", disse Braga.

“É a quinta vez. A última, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, disse que sabia onde ela morava. Ela tem 70 anos. Agora, aqui no Congresso, com um sorriso irônico esperando para provocar, levantar uma câmera. Não temos que aguentar ameaça, intimidação de fascista de plantão em todo lugar que a gente está. Não vamos aceitar e achar normal”, acrescentou o deputado.

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) também protocolou um pedido de cassação contra Glauber Braga. O Novo citou que Kim também teria sido agredido pelo colega. “Após ser confrontado pelo Deputado Kim que questionou o motivo da agressão, o Deputado Glauber agrediu fisicamente apertando as mãos do Deputado Kim Kataguiri e partiu para o confronto, sendo contido pelos policiais”, alegou a legenda.

"Cassar ele é o mínimo que a Câmara deveria fazer. Não dá pra continuar aceitando o comportamento desequilibrado desse sujeito", disse Kataguiri nesta segunda no X.

Já Braga destacou que não será intimidado pelo pedido do Novo. "Não vamos retroceder nas nossas posições, se tem alguém que tem que ser responsabilizado é esse marginal", afirmou o deputado do Psol sobre Costenaro, em vídeo publicado no X. Para Braga, o MBL, o o Novo e o PL tentam "constranger seus inimigos políticos".

Publicidade

“O Deputado Glauber há tempos vem demonstrando completa intolerância à divergência a suas ideias e crenças por parte de outros parlamentares. Sob o pretexto de defender valores democráticos, não raro insulta, atribui crimes e até demoniza os colegas parlamentares que não se submetem aos seus desejos. Tem transformado este parlamento em sua trincheira pessoal onde pratica um verdadeiro vale-tudo para conseguir o que quer”, disse o Novo no pedido de cassação.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]