O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26) relatório que absolve o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). O parlamentar foi denunciado pelo PL, após se aproximar da deputada Julia Zanatta (PL-SC), em abril deste ano, durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara.
Um vídeo divulgado na internet mostrou que Jerry aproximou-se por trás da deputada Zanatta e disse “pelo menos 40 anos de mandato” próximo ao seu ouvido, se referindo à deputada Lídice da Mata (PSB-BA), objeto da discussão naquele momento.
De acordo com o partido, a deputada nunca havia dado liberdade ao deputado maranhense, nem o conhecia. A imagem e o vídeo da cena foram usados para sustentar a denúncia.
Segundo a deputada Julia Zanatta, o episódio poderia não ter chegado ao processo no Conselho de Ética, mas ela foi chamada de criminosa e produtora de fake news, inclusive pelo próprio Marcio Jerry, por denunciar o que considerou uma importunação.
O relator do processo, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), votou pela absolvição de Marcio Jerry. Ele deixou uma mensagem ao deputado. “Márcio, às vezes o 'ceder' ou o 'abaixar a cabeça e pedir uma desculpa' não é falta de hombridade, às vezes é você poder reconhecer que foi um erro e não gerar um estopim político e levar ao Conselho de Ética”, disse Maia.
Na reunião do Conselho, o deputado Marcio Jerry negou qualquer risco de importunação sexual ou ofensa, e pediu desculpas à deputada. “Eu já pedi e reitero à senhora pedido de desculpas pelo que isso gerou, porque a repercussão que isso tem gerou problemas para a senhora, claro, como gerou a mim também”, disse Jerry.
Outros nove processos por quebra de decoro que estavam na pauta da reunião do Conselho de Ética foram retirados devido à ausência dos relatores.
Com informações da Agência Câmara
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF